DIAGnóStIco De ceFAleIA

Propaganda
Conteúdo citado nas páginas 747 a 749 do livro Medicina ambulatorial, 4a edição.
Diagnóstico de cefaleia
Nome do paciente: IRACEMA
Data da dor
02
08
Período de avaliação: ABRIL / 2012
20
23
27
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Horário de início da dor
Manhã
Tarde
X
X
Noite
Sono
Maior intensidade da dor
Fraca
Moderada
Forte
X
X
X
Qualidade da dor
Pulsátil/Latejante
X
X
Constante
Pontadas
Localização da dor
Unilateral direita
X
X
Unilateral esquerda
Bilateral
Remédios utilizados para melhora da dor e quantidades
Sumatriptano VO (mg)
100
50
50
100
100
2
4
4
Duração da dor
Horas
4
2
Minutos
Segundos
Fatores desencadeantes identificados
Menstruação (assinalar o primeiro e o último dia)
a
a
a
Índice de dor (no de crises leves x 1 + no de crises moderadas x 2 + no de crises fortes x 3) =
a
a
13
FIGURA S75.1 > Diário de dor preenchido em uma paciente com migrânea sem aura (exemplo fictício).
Fonte: Sociedade Brasileira de Cefaleia. Diário da cefaleia [Internet]. São Paulo: SBC; 2012 [capturado em 31 jul. 2012]. Disponível em: http://www.sbce.med.br/index.
php?option=com_k2&view=item&layout=item&id=302&Itemid=845. Arquivo em Microsoft Word, disponível para download e posterior preenchimento.19
Este questionário foi elaborado para lhe ajudar a descrever e informar a maneira como você se sente e o que não pode fazer por causa de suas dores de cabeça.
Para cada pergunta, por favor, marque um "X" no quadrado que corresponde à sua resposta.
1. Quando você tem dor de cabeça, com que frequência a dor é forte?
Nunca
Raramente
Às vezes
Com muita frequência
Sempre
2. Com que frequência as dores de cabeça limitam sua capacidade de realizar suas atividades diárias habituais, incluindo cuidar da casa, trabalho, estudos, ou atividades sociais?
Nunca
Raramente
Às vezes
Com muita frequência
3. Quando você tem dor de cabeça, com que frequência você gostaria de poder se deitar para descansar?
Sempre
Nunca
Raramente
Às vezes
Com muita frequência
Sempre
4. Durante as últimas quatro semanas, com que frequência você se sentiu cansado(a) demais para trabalhar ou para realizar suas atividades diárias, por causa de suas dores de cabeça?
Nunca
Raramente
Às vezes
Com muita frequência
Sempre
5. Durante as últimas quatro semanas, com que frequência você sentiu que não estava mais aguentando ou se sentiu irritado(a) por causa de suas dores de cabeça ?
Nunca
Raramente
Às vezes
Com muita frequência
Sempre
6. Durante as últimas quatro semanas, com que frequência suas dores de cabeça limitaram sua capacidade de se concentrar em seu trabalho ou em suas atividades diárias?
Nunca
Raramente
Às vezes
Para calcular o seu resultado, some por colunas os pontos das respostas.
Coluna 1
Nunca (6 pontos cada)
+
Coluna 2
Raramente (8 pontos cada)
+
Com muita frequência
Sempre
Coluna 3
+
Coluna 4
Às vezes (10 pontos cada)
Com muita frequência (11 pontos cada)
+
Coluna 5
Sempre (13 pontos cada)
Total de pontos =
Quanto mais alto o total de pontos, maior é o impacto da dor de cabeça em sua vida. (A faixa de pontos varia entre 36 e 78 pontos.)
O que sua pontuação significa?
Se você fez 60 pontos ou mais:
Suas dores de cabeça estão causando um impacto muito severo em sua vida. Você pode estar experimentando dor incapacitante ou outros sintomas que são mais graves do que
aqueles experimentados por outras pessoas que sofrem com dores de cabeça. Não permita que suas dores de cabeça impeçam-no de aproveitar as coisas importantes de sua vida,
como sua família, trabalho, estudo ou atividades sociais. Marque uma consulta hoje com um médico para discutir os resultados obtidos por você no HIT-6 e suas dores de cabeça.
Se você fez entre 56 e 59 pontos:
Suas dores de cabeça estão causando um impacto substancial em sua vida. Como resultado, você pode estar sofrendo fortes dores e outros sintomas, que fazem com que você perca
tempo que estaria dedicando a sua família, trabalho, estudos ou atividades sociais. Marque uma consulta hoje com um médico para discutir os resultados obtidos por você no HIT-6
e suas dores de cabeça.
Se você fez entre 50 e 55 pontos:
Suas dores de cabeça parecem estar causando algum impacto em sua vida. Suas dores de cabeça, porém, não fazem com que você perca tempo que estaria dedicando a sua família,
trabalho, estudos ou atividades sociais. Assegure-se de discutir os resultados obtidos por você no HIT-6 e suas dores de cabeça na próxima vez que for ao médico.
Se você fez 49 pontos ou menos:
Suas dores de cabeça parecem estar causando, atualmente, pouco ou nenhum impacto em sua vida. Sugerimos que você faça o HIT-6 mensalmente e continue a verificar como
suas dores de cabeça afetam sua vida.
Caso sua pontuação no HIT-6 tenha sido 50 ou superior, você deve mostrar os resultados a seu médico. As dores de cabeça que estão perturbando sua vida podem constituir
uma enxaqueca.
Leve o HIT-6 com você quando visitar seu médico, pois pesquisas mostram que, quando médicos compreendem exatamente o quanto as dores de cabeça afetam a vida de seus
pacientes, há muito mais chance de que eles forneçam um programa de tratamento efetivo, o qual pode incluir terapia medicamentosa.
O HIT também está disponível na internet, em www.headachetest.com.
A versão disponível na internet permite imprimir um relatório pessoal de seus resultados, bem como uma versão especial detalhada, para seu médico.
Não se esqueça de fazer o HIT-6 novamente ou usar a versão disponível na internet, para continuar a monitorar seu progresso.
FIGURA S75.2 > Teste do impacto da dor de cabeça (Headache Impact Test, HIT-6).
Fonte: QualityMetric, Glaxo SmithKline Group of Companies. HIT-6: teste do impacto da dor de cabeça [Internet]. [S.l.]: Glaxo; 2001 [capturado em 31 jul. 2012]. Disponível em:
http://www.headachetest.com/HIT6/PDFS/Portuguese.pdf.26
Este questionário pode ajudar você e seu médico a melhorarem o tratamento das suas dores de cabeça.
Você sofre de dor de cabeça?
Instruções: responda as seguintes questões sobre TODAS as dores de cabeça que você tenha tido durante os últimos três meses.
Escreva sua resposta no espaço ao lado de cada questão. Escreva zero se você não teve aquela atividade durante os últimos três meses.
Lembre-se de considerar os últimos 90 dias consecutivos.
1. Quantos dias de trabalho ou de escola você perdeu nos últimos três meses por causa de suas dores de cabeça?
2. Em quantos dias dos últimos três meses você observou que seu rendimento no trabalho ou na escola estava reduzido pela metade
ou mais devido às suas dores de cabeça? (não inclua os dias que você contou na Questão 1, onde dia de trabalho ou de aula foi perdido).
3. Em quantos dias dos últimos três meses você não foi capaz de executar o trabalho de casa por causa de suas dores de cabeça?
4. Em quantos dias dos últimos três meses seu rendimento no trabalho de casa foi reduzido pela metade ou mais devido às suas dores de
cabeça? (não inclua os dias que você contou na Questão 3, onde você não pôde fazer o trabalho de casa).
5. Em quantos dias dos últimos três meses você perdeu atividades familiares, sociais ou de lazer por causa das suas dores de cabeça?
A. Em quantos dias dos últimos três meses você teve dor de cabeça? (se a dor durou mais que um dia, conte cada um dos dias).
B. Em uma escala de 0 a 10, em média qual a intensidade da dor destas dores de cabeça? (0 = nenhuma dor; 10 = dor máxima possível).
Tendo preenchido este questionário, some os números de dias das Questões 1 a 5 (não considere as Questões A e B).
Se o resultado total for maior que 6, sugerimos que você marque uma consulta com seu médico (leve este questionário com você).
FIGURA S75.3 > Questionário de avaliação da incapacidade por enxaqueca (Migraine Disability Assessment Questionnaire, MIDAS).
Fonte: Adaptada de Fragoso YD. MIDAS (Migraine Disability Assessment): a valuable tool for work-site identification of migraine in workers in Brazil. Sao Paulo Med J.
2002;120(4):118-21.29
Download