Escola Secundária Padre António Vieira - Moodle @ FCT-UNL

Propaganda
 Escola Secundária Padre António Vieira Biologia 12º Ano 2008/2009 Teste sumativo nº 1 – 2º Período I
O desenvolvimento de um novo ser depende de factores genéticos, mas também de factores hormonais.
1 . Considere a figura 1 que representa o processo de controlo hormonal no homem.
1.1 Identifique as células responsáveis pela produção da
hormona D.
1.2 Identifique as hormonas A, B e C.
1.3 As funções da hormona D são:
a) a regulação de produção dos espermatozóides
b) a regulação de produção de óvulos
c) o desenvolvimento e a maturação dos órgãos
sexuais femininos durante a adolescência
d) o desenvolvimento e a maturação dos órgãos
sexuais masculinos durante a adolescência.
(TRANSCREVA A OPÇÃO CORRECTA)
Fi. 1 1.4 Diga o que entende por retroacção negativa.
2. Faça corresponder a cada uma das hormonas da coluna I às respectivas funções da coluna II.
3 . Identifique as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F).
4. “A expulsão do leite pode tratar-se de um reflexo condicionado em resposta a um estímulo visual ou
auditivo, em que o choro de um bebé pode aumentar a secreção de oxitocina e, consequentemente, o reflexo
de ejecção do leite. Por outro lado, este reflexo pode ser suprimido se a mulher se encontrar nervosa ou
ansiosa enquanto amamenta. Assim, a mãe pode continuar a produzir leite, mas a não o ejectar. Este
fenómeno pode aumentar a pressão, incrementando o estado de ansiedade e frustração, com a diminuição
da produção de leite materno.
Deste modo, o importante é a mãe amamentar o seu filho num ambiente calmo e relaxado, mas, caso seja
necessário, podem ser fornecidas oxitocinas sintéticas, sob a forma de sprays nasais, para promover a
libertação do leite materno.”
TSF On line, Janeiro 2001
4.1 Identifique as hormonas A e
B.
4.2 . Refira as funções das
hormonas A e B durante os
episódios de amamentação. Fig. 2 II
1. Gregor Mende (1822‐1884), um monge agostiniano, iniciou em 1857 o estudo da transmissão de características hereditárias. O resultado que obteve nas suas pesquisas permitiu a este monge formular duas leis, que apesar de simplistas se revelaram fundamentais para o desenvolvimento da genética. A.
Identifique qual/quais os mecanismos biológicos desconhecidos na altura e explique, com base nos
conhecimentos actuais, como poderiam ter enriquecido a sua teoria?
B. Baseando‐se nos princípios fundamentais dessas leis, identifique a(s) alternativa(s) correta(s). a. A compreensão das duas leis é apoiada, principalmente, pelas ocorrências observadas na segunda divisão da meiose. b. Em ervilhas de sementes amarelas e verdes, se cada indivíduo produz gâmetas A e a durante a autofecundação, os gâmetas podem combinar‐se de quatro diferentes maneiras e, assim, os descendentes da geração F2 serão: 3/4 ou 75% com sementes amarelas e 1/4 ou 25% com sementes verdes. c. Se a transpiração excessiva de algumas pessoas, em ambientes considerados normais, é um carácter genético determinado por um gene dominante S, o genótipo de uma pessoa normal só pode ser SS ou Ss. d. Indivíduos heterozigóticos para dois pares de genes, como, por exemplo, Aa Bb, formam quatro diferentes tipos de gâmetas, a saber AB, Ab, aB e ab. e. Durante a meiose ocorrida na formação de gâmetas, quando dois pares de alelos estão situados em cromossomas independentes, a distribuição desses cromossomas para os gâmetas é inteiramente aleatória, por isso, cada combinação terá a possibilidade de 3/4 ou 75% de ocorrência. f.
As Leis de Mendel aplicam‐se a células haplóides e diplóides. g. Segundo estas leis, na codificação do genótipo, a manifestação dominante é sempre representada por letra minúscula, enquanto a recessiva, por letra maiúscula. 2. Observe a figura 1 que representa um par de cromossomas de uma célula diplóide de um indivíduo. Considere que não ocorreu crossing‐over. Os gâmetas formados por este indivíduo terão a seguinte constituição: A. DP e dp; B. Dd e Pp; C. DP, Dp, dP e dp; D. Dd, Dp, dP e Pp; E. DdPp. (TRANSCREVA A OPÇÃO CORRECTA) Fig. 1 3. No esquema abaixo indicado está representado um par de cromossomas homólogos com dois locus marcadores. A seta indica a posição do quiasma, resultante de um evento de permutação. Os gâmetas que contêm todas as combinações genotípicas resultantes desta meiose são: a) Ab AB ab aB b) AABB aaBB AAbb aabb c) AB AB ab ab d) Ab Ab aB aB e) A a B b (TRANSCREVA A OPÇÃO CORRECTA) Fig. 2 4. Verificou‐se que, em cruzamentos de certos ratos, a proporção de descendentes de pelagem preta e amarela nem sempre corresponde à esperada. Verificou‐se que, em todos os cruzamentos, os ratos amarelos homozigóticos morriam em fase embrionária. Nestas condições, os seguintes cruzamentos: ‐ ratos amarelos X pretos ‐ ratos amarelos X amarelos deverão dar, respectivamente, os seguintes resultados: A. 50% amarelos e 50% pretos; 66% amarelos e 33% pretos; B. 75% amarelos e 25% pretos; 100% amarelos; C. 50% amarelos e 50% pretos; 75% amarelos e 25% pretos; D. 75% amarelos e 25% pretos; 66% amarelos e 33% pretos; E. 100% amarelos; 75% amarelos e 25% pretos. (TRANSCREVA A OPÇÃO CORRECTA) 5. A figura 3 representa a transmissão de uma característica (comprimento das pestanas) numa determinada família. A. A característica “pestanas longas” é: A. dominante e o gene localiza‐se num autossoma. B. recessiva e o gene localiza‐se no cromossoma X. C. dominante e o gene localiza‐se no cromossoma X. D. recessiva e o gene localiza‐se num autossoma. E. transmitida por um gene que se localiza no cromossoma Y. (TRANSCREVA A OPÇÃO CORRECTA) Fig. 3 B. Justifique a sua opção, recorrendo a dados da figura. C. Qual/Quais o(s) genótipo(s) dos indivíduos da 3ª geração? Utilize a simbologia adequada, sabendo que as características em causa são pestanas longas e pestanas curtas. D. Supondo que o indivíduo 10 se casava com uma mulher normal qual a probabilidade de nascerem deste cruzamento indivíduos normais? Considere todas as possibilidades. 6. O António é afectado por um tipo de distrofia muscular que se manifestou aos 18 anos, tendo-o incapacitado aos 50.
Do seu casamento com Maria, de fenótipo normal, resultaram quatro filhas normais, dois filhos com o mesmo tipo de
distrofia e um filho normal. Informações complementares revelaram que o casal de avós maternos era normal, sendo
que a avó paterna apresentava esta anomalia. A. Desenhe a árvore genealógica da família.
B.
Baseado no heredograma (árvore genealógica) do item anterior, determine qual o número de gerações
presentes?
C. Posteriormente, descobriu-se que Maria tinha dois irmãos com a mesma enfermidade, que hipótese explica,
essa situação? O que muda?
D. Qual o risco de um filho afectado do António vir a ter também uma criança afectada, na hipótese dele se
casar com uma mulher heterozigótica?
E. A sua resposta ao item anterior modificar-se-ia se a mulher heterozigótica se casasse com um homem
normal? Como?
7. Em ervilhas, a cor dos cotilédones de sementes é determinada por um par de alelos. O alelo que determina sementes amarelas A é dominante sobre o que determina sementes verdes, a. Um pé de ervilha formou uma vagem com sementes amarelas e sementes verdes. Isso significa que a flor que formou essa vagem apresentava oosferas: A. AA ‐ pólen aa B. AA e aa ‐ pólen aa C. Aa ‐ pólen Aa e aa D. A e a ‐ pólen A e a E. A ‐ pólen a (TRANSCREVA A OPÇÃO CORRECTA) 8. Na espécie humana um gene dominante é responsável pela capacidade de enrolar longitudinalmente a língua. Noutro cromossoma, um outro par de alelos condiciona a adesão mais ou menos profunda do lóbulo da orelha ao rosto. Os indivíduos com o lóbulo da orelha aderente ao rosto são sempre homozigóticos recessivos. Suponha que uma mulher que enrola a língua e que tem o lóbulo da orelha livre casa com um homem que não enrola a língua e que tem o lóbulo da orelha preso ao rosto. O primeiro filho deste casal tem o lóbulo da orelha preso e não consegue enrolar a língua. A. Recorrendo à simbologia adequada, refira o(s) genótipo(s) de cada um dos progenitores e o genótipo da criança. 9. Num concurso de cães, duas características são condicionadas por genes dominantes (A e B). O homozigótico dominante para estas duas características recebe mais pontos que os heterozigóticos e estes, mais pontos que os recessivos, que ganham nota zero. Um criador, desejoso de participar no concurso, cruzou um macho e uma fêmea, ambos heterozigóticos para os dois genes, obtendo uma descendência com todos os genótipos possíveis. A. Qual a probabilidade do criador obter um animal com a pontuação máxima? B. Qual a probabilidade de obter um animal homozigótico recessivo para os dois genes? C. Considerando que todos os descendentes do referido cruzamento participaram no concurso, e que cada gene dominante contribui com 5 pontos na atribuição do prémio, quantos pontos devem ter obtido os campeões e os cães classificados em penúltimo lugar? 10. Considere o seguinte esquema que representa três gerações de cobaias. Cruzaram‐se duas linhas puras de cobaias (geração P): uma linha de pêlos pretos e lisos e outra linha de pêlos brancos e hirsutos. Este casal originou híbridos representados pelo animal da geração F1. As proporções dos descendentes representados na geração F2 são de 9 indivíduos A, 3 indivíduos B, 3 indivíduos C e 1 indivíduo D. A. Indique os genótipos dos progenitores e dos híbridos da F1. B. Considerando que nasceram 400 cobaias na F2, calcule quantas serão de pelos brancos e hirsutos. C. Considerando que se cruzaram os indivíduos D com os híbridos da F1, indique as proporções genotípicas e fenotípicas esperadas. Bom trabalho! COTAÇÕES Questões I 1.1 1.2 1.3 1.4 2. 3. 4.1 4.2 II 1.1 1.2 2. 3. 4. 5.1 TOTAL 200 pontos Cotações 2 6 4 5 12 16 4 6 II 6 6 6 6 10 6 Questões II (cont.) 5.2 5.3 5.4 6. a) b) c) d) e) 7. 8.1 9.1 9.2 9.3 10.1 10.2 10.3 Cotações
6 6 6 7 6 10 6 6 6 6 6 6 10 6 6 6 
Download