a ética nunca poderá deixar de se alicerçar numa

Propaganda
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL – EAD MÓDULO II – ÉTICA E OUTRAS CIÊNCIAS Nesse módulo estudaremos todas as ciências que tem algum envolvimento no conceito e fundamento da ética para o ser humano.
·
Ética e Filosofia Segundo Nalini (2004, p.73): “a ética nunca poderá deixar de se alicerçar numa concepção filosófica propiciadora de uma compreensão integral da criatura como ser social, histórico e criador”, ou seja, a ética está relacionada diretamente com a moral concreta do homem, posicionada num determinado contexto da história e adquirindo autonomia científica. A filosofia é a razão e a sabedoria com o objetivo de ampliar o entendimento da realidade, em que o indivíduo reflete sobre o que é moralmente bom ou mau para tomar determinada decisão. Seguem alguns grupos de filósofos: ­ Analogistas: certas atitudes dos indivíduos são corretas em virtude dos valores de bondade que estão inseridos neles. ­ Deontologistas: os indivíduos identificam os conceitos de direitos e deveres e chegam à conclusão que o conceito de moral deriva desses conceitos fundamentais. ­Teleologistas: o ser humano tem os conceitos de valor e bondade como prioridade para as conseqüências de suas atitudes.
·
Ética e Psicologia De acordo com Ashley (2005, p.18): “a explicação psicológica do comportamento humano possibilita a compreensão das condições subjetivas dos atos dos indivíduos e, deste modo, contribui para a compreensão da sua dimensão moral”. Existe uma relação bastante íntima entre a ética e a psicologia, pois essa relação permite a identificação do caráter e da personalidade do indivíduo, onde a questão da responsabilidade e/ou culpabilidade do mesmo deve ser analisada de acordo com os fatores psíquicos do ato. Podemos concluir que a psicologia é uma ciência que auxilia a ética e tem muito a acrescentar para sinalizar o caminho que o indivíduo deve prosseguir.
·
Ética e Sociologia A Sociologia estuda as relações entre as pessoas que convivem em um grupo social, em uma comunidade e a ética estuda o ser humano em contato com o seu semelhante. Segundo Saldanha (2002, p.75): ”a ética estuda o ser humano como entidade gregária, no seu contato com os semelhantes, onde esse contato ou contágio acarreta que a criatura se comporte sob o efeito de influências sociais”. Assim como a ciência da psique (psicologia) auxilia a ética, a ciência da sociedade (sociologia)
auxilia, mas ao mesmo tempo é incompleta para a compreensão do fenômeno ética nos indivíduos de uma sociedade, pois se o indivíduo fosse apenas um ser coletivo não poderia responder por suas atitudes, suas escolhas, e quem responderia, seria um grupo em que o mesmo estivesse inserido.
·
Ética e Antropologia Social Segundo Nalini (2005, p.76): “conhecer a antropologia social facilita a distinção entre as normas morais permanentes ou absolutas, delectáveis em qualquer tipo de sociedade e em todos os contextos históricos, daquelas vinculadas a um modelo concreto e tendentes a desaparecer com ele”. Como a antropologia é o estudo do homem, as condutas são morais ou imorais dependendo do comportamento das sociedades, como por exemplo, as condutas da pena de morte, da eutanásia, do aborto, dentre outras.
·
Ética e História De acordo com Saldanha (2002, p.25): “a percepção dos traços dominantes, no plano ético em cada grande contexto histórico, exige que se levem em conta dados culturais diversos, que adquirem seu sentido maior em função da imagem do ser humano e da vida humana que aparece com mais característica dentro daquele contexto”. Quando se fala em história, existe uma possibilidade concreta de se progredir moralmente através de alguns aspectos como: a) A elevação da moralidade na vida em sociedade b) A ampliação da consciência livre do crescimento da responsabilidade dos indivíduos no seu comportamento ético e moral c) O equilíbrio entre os interesses pessoais e coletivos, já que o indivíduo vive e convive em grupo, em sociedade.
·
Ética e Economia Política De acordo com Peisinger e Schmitt (2001, p.22): “a ciência das relações econômicas contraídas pelos homens no processo de produção também guarda pertinência com a ética, ou seja, o mundo econômico não pode se distanciar do mundo moral”. Segundo a afirmação acima, podemos compreender que a economia influi diretamente na moral determinante em dada sociedade, onde o trabalho é vendido como mercadoria, o maior objetivo é a lucratividade e que a moral é egoísta e individualista, mas devemos internalizar que temos como o trabalho infantil, o trabalho escravo, o preconceito e a discriminação no trabalho. Essas são abordagens permanentemente de cunho moral e posteriormente de cunho econômico.
·
Ética e Direito De acordo com Valle (2002, p.78): “dentre todas as formas de comportamento humano, a jurídica é a que guarda maior intimidade com a moral, pois ética não é senão a ciência do comportamento moral do homem na sociedade”. Alguns elementos mostram a aproximação entre o direito e a moral. São eles: ­ Tanto o direito como a moral disciplinam os relacionamentos entre as pessoas por meio de normas, impondo uma conduta obrigatória.
­ A moral e o direito se alteram em determinados momentos históricos distintos dependendo do lugar e do tempo. ­ A normas jurídicas e as normas morais são apresentadas sob o enfoque imperativo, sendo obrigatório e não uma recomendação. Podemos concluir com o estudo desse referido módulo que todas as ciências humanas possuem estreita vinculação com a ciência da ética, pois o comportamento do indivíduo manifesta­se em diferentes esferas como a social, psicológica, religiosa, jurídica, dentre outras. O importante é que possamos identificar e utilizar as diferentes ciências humanas para sinalizar o nosso momento ético, analisando o custo e o benefício que determinada ação nos confere.
Download