Dermatologia NECRÓLISE EPIDÉRMICA TÓXICA: UMA

Propaganda
Dermatologia
P-045
NECRÓLISE EPIDÉRMICA TÓXICA: UMA EMERGÊNCIA
DERMATOLÓGICA.
THAISSA OLIVEIRA ZONER MARQUES (HOSPITALPRONTOBABY); MAIRA DA SILVA FERNANDES (HOSPITAL PRONTOBABY);
BARBARA FERNANDA M. DE SOUZA CONTI (HOSPITAL PRONTOBABY); SIMONE FONSECA GOULART (HOSPITAL PRONTOBABY);
PRISCYLA DE ALMEIDA LOPEZ OROS (HOSPITAL PRONTOBABY); ALYNNY APARECIDA DE CARVALHO (HOSPITAL PRONTOBABY)
Introdução: A Necrólise Epidérmica Toxica (NET), é uma reação rara de hipersensibilidade, mediada por imunocomplexos e potencialmente grave. A NET está intimamente relacionada com uso de fármacos, mas pode ser causada por agentes infecciosos e tumores,
podendo acometer pessoas de todas as raças, idades e sexo.
Caso clinico: G.R.A.P, masculino, 14 anos, alérgico a Penicilina, portador de TDAH e transtorno do humor, em uso de Carbamazepina
e Sertralina há vinte dias. Procurou emergência relatando aparecimento de máculas exantemáticas disseminadas há quatro dias, sem outros sintomas associados, evoluindo com piora das lesões cutâneas após uso de Fexofenadina e Prednisolona por dois dias. Ao exame
apresentava exantema máculo-papular violáceo difuso principalmente em tórax e face, distribuído por mais de 30% da superfície corporal, eritemas confluentes em membros superiores, exsudato amigdaliano, úlceras em pálato, edema labial, ressecamento e hiperemia conjuntival bilateral. Demais sistemas sem alterações. Foi indicada internação hospitalar e interrompido o uso das medicações previamente
referidas. Durante internação evoluiu com bolhas em mãos e pés, apresentou hemograma com leucocitose e aumento do PCR sérico,
com restante dos exames laboratoriais sem alterações. Iniciada antibióticoterapia, Imunoglobulina, corticoterapia e tratamento de suporte. Paciente evoluiu com melhora clínica e laboratorial, recebendo alta hospitalar após 12 dias de internação.
Discussão: De acordo com a literatura , o quadro clínico-laboratorial descrito anteriormente é compatível com NET. Além do acometimento cutâneo foi possível observar o acometimento oftalmológico, que é esperado em aproximadamente 39-61% dos casos. Constatase que o caso contraria as estatísticas, visto que a etiologia farmacológica não é a mais comum para a faixa etária pediátrica, sendo as
causas infecciosas as mais esperadas.
Conclusão: Conclui-se que a NET é uma emergência dermatológica rara, potencialmente grave e letal, que necessita de profissionais
capacitados para realização do diagnóstico precoce e retirada imediata do fármaco causador da doença em questão.
72
Revista de Pediatria SOPERJ - v. 16, no 3, p72 - out 2016 (Suplemento)
Download
Random flashcards
paulo

2 Cartões paulonetgbi

Anamnese

2 Cartões oauth2_google_3d715a2d-c2e6-4bfb-b64e-c9a45261b2b4

A Jornada do Herói

6 Cartões filipe.donner

paulo

2 Cartões oauth2_google_ddd7feab-6dd5-47da-9583-cdda567b48b3

Criar flashcards