MODELO PARA RESUMO EXPANDIDO

Propaganda
O ESTUDO DA ESTRATÉGIA
Henrique Guilherme Loureiro de Oliveira1, Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho2 1,2
Faculdade de Tecnologia de Carapicuiba
[email protected]; [email protected]
1. Introdução
A estratégia é um instrumento antigo utilizado pelos exércitos para ganhar vantagens sobre seus inimigos. A Estratégia passou a ser utilizada nas empresas como forma de auxilia­las a buscar uma visão de futuro mais eficiente e capaz de indicar caminhos de crescimento.
O objetivo desse trabalho é apresentar uma revisão sobre estratégia e sua importância para as empresas. Esse trabalho faz parte de um trabalho maior que estudará a aplicação da estratégia nas empresas.
2. Metodologia
A pesquisa é considerada exploratória Bibliográfica porque tem por finalidade levantar os conceitos básicos e o conteúdo sobre planejamento estratégico[1].
Foi realizada uma pesquisa Bibliográfica sobre estratégia desde de sua origem até sua aplicação nas empresas.
3. Conceitos de Estratégia
Estratégia pode ser definida como um processo de observação do ambiente e definição das atividades que geram vantagens competitivas para a instituição [2]
Estratégia empresarial é o conjunto dos grandes propósitos, dos objetivos, das metas, das políticas e dos planos para concretizar uma situação futura desejada, considerando as oportunidades oferecidas pelo ambiente e os recursos da organização[3]
A estratégia dá a empresa a possibilidade de visualizar o futuro de uma forma sistemática. Ela visa orientar a empresa quanto a forma como vai agir, concorrer, e brigar com os adversários, assim como em outras áreas. Ter uma estratégia precisa, inovadora, adequada, e viável é o diferencial entre as empresas.
4. Importância da Estratégia
Muitas empresas possuem um plano estratégico mais não o acompanham. Conhecer sua posição no mercado com relação a concorrência, as mudanças setoriais e buscar novas oportunidades podem gerar redução de custo grande. O planejamento estratégico auxilia a empresa a prever cenários que podem prejudicar seu desenvolvimento[3]
Esse estudo de cenários possibilita as empresas a encontrarem possibilidades de enfrentarem as barreiras da concorrência, da tecnologia, das mudanças de âmbitos do consumidor através da avaliação sistemática de sua capacidade, de seu grupo de colaboradores, de seus métodos de trabalho, da tecnologia utilizada e da possibilidade de mudanças nos processos e nas relações de parceria.
A estratégia auxilia a empresa a investir de uma forma organizada nos projetos que serão prioritários para o crescimento da mesma. Esses investimentos são programados inclusive com seus ganhos, evitando a empresa gastar sem necessidade.
A estratégias auxilia a empresa a trabalhar em equipe, pois precisa de um grupo multidisciplinar para desenvolver seus planos e como eles devem ser verificados periodicamente, é necessário que essas equipem revisem seus objetivos periodicamente. Um processo interessante para tornar a empresa em constante processo de avaliação e atualização das ameaças e oportunidades do mercado.
5. Aplicação da Estratégia
A estratégia é muito interessante ser utilizada pelas pequenas empresas, pois por serem mais flexíveis se modificar com maior facilidade, se adequar mais rápido a inovar e se aprimorar. Elas possuem um potencial para perceber oportunidades e aproveitar essas oportunidades.
Empresas pequenas podem utilizar a estratégia como fonte de análise permanente de suas condições internas e dos movimentos da concorrência. Um exemplo disso é a relação de concorrência da empresa Google com a Microsoft. A Microsoft teve a oportunidade de comprar a Google, porém optou por não comprar. A Google muito inferior na época, não oferecia nenhum perigo à Microsoft, hoje a Google é uma das maiores potências no ramo da informática, com um site que não faz apenas buscas na internet, como também contas matemáticas, conversões e traduções dentre outras funções mais. Tendo o maior cluster do mundo hoje, o Google só perde para ela mesma se não conseguir inovar, porém no ramo da informática todos dias nascem novos “Google” que poderão derrubar essa empresa. Daí a estratégia do Google, cercar a internet com a sua marca, como por exemplo a compra do YouTube e o Orkut, pois sabe que se não fizer isso é só uma questão de tempo para sua marca ficar esquecida, e só ser lembrada como uma grande empresa que fechou, pois a informática força a isso[4].
Esse é só um exemplo do que a estratégia pode gerar de vantagem em empresas que estão se desenvolvendo ou são pequenas. Essas análise não são apenas para empresas pequenas, mas importantíssima para empresas grandes.
6. Conclusões
O objetivo desse trabalho era levantar algumas definições e conteúdos sobre estratégias como uma das ferramentas importantes para empresas se tornarem competitivas. Foi apresentado a definição, a importância e a aplicação. A continuação desse trabalho será realizado através de uma pesquisa da aplicação da estratégia nas empresas de Carapicuíba.
5. Referências
[1] LEITE, F. T. Metologia Científica. Ed. Fortaleza, Unifor. 2004.
[2] BETHLEM, A. Estratégia Empresarial. Ed. São Paulo, Atlas.1998.
[3] FERNANDES, B. H. R. BERTON, L. H. Administração Estratégica. Ed. São Paulo, 2005.
[4] MASLIN, J.A História do Google e A Busca: quando um empreendimento vira verbo. Disponível em < http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/nytimes/2190501­
2191000/2190633/2190633_1.xml> Acessado em 01/10/2007.
Download