processo seletivo de professores autores para cursos - CIAR

Propaganda
S E R V I Ç O P Ú B L I C O F E D E R A L
U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E G O I Á S
PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES AUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
EDITAL N. 04/2008
A Faculdade de Artes Visuais (FAV), em parceria com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar) da Universidade Federal de Goiás (UFG) torna pública a abertura de inscrição para professores interessados em atuar como professores autores no curso de Licenciatura em Artes Visuais a distância vinculado ao Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O professor autor será responsável pelo desenvolvimento do material de ensino de uma disciplina a ser ofertada nos quarto e quinto semestres.
Para isto, a FAV conjuntamente com o Ciar estabelece as normas para a realização da inscrição e seleção de acordo com o abaixo especificado:
1 – DAS DISCPLINAS E DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS
1.1. Será selecionado para cada disciplina um professor autor.
1.2. A produção do material de ensino deve correr no período de outubro de 2008 a março de 2009 ou em calendário específico, no caso do professor autor produzir conteúdo para mais de uma disciplina.
1.3. O professor deve cumprir OBRIGATORIAMENTE o cronograma de produção do material de ensino estabelecido pelo Ciar. Caso o professor autor não cumpra o cronograma de produção do material de ensino, ele será automaticamente desvinculado do processo, tendo que devolver o valor até então recebido.
1.4. Ementas das disciplinas
•
DISCIPLINAS LICENCIATURA ARTES VISUAIS – 4° SEMESTRE
1­ Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico ­ 30
A escola como cultura organizacional: o projeto político­pedagógico coletivo e o trabalho do professor. 2­ Cultura, Currículo e Avaliação em Arte ­ 30
Relações entre cultura, arte e currículo. Cultura institucional e institucionalização do ensino de arte. Escola, currículo e cultura do cotidiano. Significação social e cultural do ensino e aprendizagem da arte. Interdisciplinaridade e multiculturalidade. Currículo e poder. Concepções da arte enquanto: a) disciplina b) educação estética; e c) cultura. Avaliação de ensino e aprendizagem.
3­ A Psicologia e a construção do conhecimento – 30
S E R V I Ç O P Ú B L I C O F E D E R A L
U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E G O I Á S
O Processo de Aprendizagem e o Desenvolvimento Psicológico do Aluno e do Professor. Aspectos psicológicos e relacionais dos processos de aprendizagem e desenvolvimento.
4­ Imagem, percepção e aprendizagem ­ 30
Abordagens teóricas sobre percepção. Imagem e sentido. Relações entre: imagem, memória, intuição e intenção artística.
5­ Arte Moderna: do Romantismo ao Impressionismo ­ 30
Romantismo. Arquitetura e escultura nos séculos XVIII e XIX europeus. Museus, salões e o pintor da vida moderna. Naturalismo e realismo. Pré­Rafaelitas. Impressionismo. Pós­Impressionismo. Simbolismo. Movimento de Artes e Ofícios. Arte Nouveau.
6­ História Social da Infância e da Adolescência ­ 30
A construção histórica – social e cultural do sentimento de infância. A concepção de infância na formação do pensamento pedagógico a partir das contribuições de Rousseau, Pestalozzi, Montessori, Froebel e Dewey. Sociedade, Modernidade, Educação e Infância. História do atendimento à infância brasileira.
•
DISCIPLINAS LICENCIATURA ARTES VISUAIS – 5° SEMESTRE
1­ Políticas Educacionais no Brasil ­ carga horária 30 horas A educação no contexto das transformações da sociedade contemporânea; a relação Estado / políticas educacionais; as políticas, estrutura e organização da educação escolar no Brasil a partir da década de 1990; a regulamentação dos sistema educacional e da educação básica; as políticas educacionais em debate. PCNs e Diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Superior.
2­ Políticas Educacionais para o Ensino de Artes no Brasil ­ carga horária 30 horas
Formulações de políticas para o ensino de artes no Brasil, leis, resoluções, documentos: PCN­artes (ensino médio e fundamental) Diretrizes Curriculares para o Ensino Superior. Mapeamento e reflexão crítica da função do ensino de arte nos projetos governamentais: PETI, Pro­Jovem, EAJA, Acelera, etc.
3­ Introdução ao Trabalho de Investigação ­ carga horária 30 horas
Distinção e complementaridade entre senso comum e ciência. Subjetividade e Objetividade no processo de S E R V I Ç O P Ú B L I C O F E D E R A L
U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E G O I Á S
produção de conhecimento. Concepções e conceitos da ciência moderna e contemporânea. Pesquisa e ética profissional
4­ Pensamento e investigação em Arte e Educação­ carga horária 30 horas
Discussão sobre a especificidade do pensamento em arte e educação. Características da investigação do processo artístico. Inter­relação entre a linguagem discursiva, a linguagem científica e a linguagem presentacional da arte.
5­ Arte Moderna­ Vanguardas Artísticas e estéticas e não ocidentais ­ carga horária 60 horas
As vanguardas artísticas do século XX: expressionismo (expressionismo alemão, fauvismo, etc.); cubismo; construtivismo (suprematismo, Bauhaus, arte concreta, neoplasticismo, etc.); futurismo, dadaísmo; pintura metafísica, surrealismo. Escola de Paris. Arte Abstrata. Expressionismo Abstrato. Informalismo. Dialógos com estéticas não ocidentais que influenciaram os rumos das vanguardas artísticas do século XX: gravura oriental (japonesa) e arte do continente africano.
6­ Ateliê Interdisciplinar de Artes Visuais ­ carga horária 92 horas
Desenvolvimento de pesquisas e experiências direcionadas ao conhecimento de técnicas e habilidades relacionadas à inter­relação entre bidimensional e tridimensional, incentivando a utilização de novos materiais e a análise de possibilidades propostas por artistas contemporâneos. 7­ Estágio I: Articulação da prática pedagógica ao contexto educacional ­ carga horária 90 horas
Memorial acadêmico, mapeamento das práticas educativas de artes visuais no contexto educacional da região, abordagens pedagógicas para o ensino de artes visuais, elaboração e desenvolvimento de proposta de intervenção nos níveis de ensino da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e educação especial.
2. DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR AUTOR
2.1. Selecionar e elaborar o conteúdo teórico e o material didático dos tópicos da disciplina sob sua responsabilidade, levando em consideração:
• A proposta do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Artes Visuais – na modalidade EAD –do projeto UAB;
• Os conceitos, a relevância e a atualização dos conteúdos que estruturam a disciplina;
S E R V I Ç O P Ú B L I C O F E D E R A L
U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E G O I Á S
•
•
•
•
•
•
•
Elaborar um roteiro de compreensão de texto com os principais conceitos e idéias­chave; Elaborar questões para estudo e discussões que promovam uma apreensão crítica dos conteúdos propostos;
Elaborar sugestões de aprofundamento e expansão da aprendizagem por meio de indicações bibliográfica, visitas a sites, sugestões de filmes, etc.;
Ter disponibilidade para participar de 1 chat por pólo com os alunos no ambiente virtual no período em que a disciplina estiver sendo ofertada agendado previamente pelo professor formador;
A revisão pedagógica adequada à linguagem de EAD sugerida pelas equipes responsáveis;
A revisão de língua portuguesa sugerida pelas equipes responsáveis;
A Lei de Direitos Autorais vigente.
2.2. Elaborar atividades presenciais, orientadas, mediadas e midiatizadas pelas tecnologias da informação e da comunicação;
2.3. Elaborar as atividades e propostas de avaliação do aluno sobre os conteúdos da disciplina sob sua responsabilidade;
2.5. Cumprir rigorosamente o cronograma de desenvolvimento e elaboração do material de ensino;
2.6. Participar da formação pedagógica e tecnológica para a produção e autoria de materiais como requisito para a elaboração do material. A formação acontecerá de forma concomitante à produção do material, com cronograma estabelecido e a ser seguido. Durante a formação o autor deverá comparecer aos encontros presenciais e realizar as atividades em ambiente virtual. O cronograma dos encontros será definido no primeiro encontro a ser realizado em 28 de outubro às 19horas, na Faculdade de Educação em local a ser definido. Obs.: A não participação do processo de formação desvincula o professor autor do processo de produção do material de ensino. 3. DOS REQUISITOS
3.1. Todo candidato deve ter Currículo Lattes atualizado. 3.2. Exige­se titulação mínima de especialização, nas respectivas áreas das disciplinas.
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. O período de inscrição será de será de 09 a 20 de outubro de 2008, no endereço www.ciar.ufg.br.
4.2. Pode participar do processo seletivo o professor de ensino superior ativo ou aposentado com conhecimento nas áreas específicas do item 1.4. e que não possui nenhum tipo de bolsa no período em que atuará no desenvolvimento do material de ensino e que atendam aos requisitos descritos nos itens 3.1 e 3.2 desta Convocação.
4.3. Cada professor poderá se inscrever em mais de uma disciplina, porém será selecionado somente para uma das disciplinas descritas no item 1.4.
S E R V I Ç O P Ú B L I C O F E D E R A L
U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E G O I Á S
4.4. Para a inscrição, o candidato deve preencher e enviar a Ficha da Inscrição disponibilizada na página do Ciar (www.ciar.ufg.br), no menu Inscrições Abertas, no item Professores Autores.
5. DA SELEÇÃO
A seleção será realizada no período de 09 a 20 de outubro de 2008, por uma Comissão constituída pelos coordenadores de curso, de acordo com os seguintes critérios, avaliados a partir do Currículo Lattes dos candidatos:
a) Titulação – pontuação máxima 30 pontos
Doutorado – 30 pontos
Mestrado – 15 pontos
Especialização – 10 pontos
b) Publicação na área de Artes Visuais – pontuação máxima 30 pontos
Livros – 5 pontos por livro, até um total de 10 pontos.
Capítulos de livros – 2.5 pontos por capítulo, até um total de 10 pontos.
Artigos completos em revista científica e/ou eventos – 1 ponto por artigo até um total de 10 pontos.
c) Atuação profissional na área especifica da disciplina – pontuação máxima 30 pontos
Prática docente – 2 pontos por ano, até 20 pontos.
Mercado profissional – 1 ponto por ano, até 10 pontos.
d) Experiência em EAD – pontuação máxima 10 pontos
Produção de material didático – 3 pontos por material, até um total de 6 pontos.
Prática docente – 1 ponto por atividade, até umtotal de 4 pontos.
6 DO RESULTADO
O resultado, com a relação dos professores autores selecionados, será publicado no dia 22 de outubro, no site oficial do FAV www.fav.ufg e do CIAR, www.ciar.ufg.br.
7 DA REMUNERAÇÃO
A remuneração do professor autor será de uma bolsa mensal do FNDE no valor de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) para os professores vinculados a UAB e no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais) para os professores vinculados ao Pró­licenciatura. A remuneração de bolsas pode ser de até quatro meses, mediante o cumprimento do cronograma de produção e da carga horária da disciplina, conforme discriminado abaixo:
• 20 a 30 horas: 2 bolsas • 40 a 60 horas: 3 bolsas
• 70 a 90 horas: 4 bolsas S E R V I Ç O P Ú B L I C O F E D E R A L
U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E G O I Á S
8. DAS DISPOSIÇÕES GERIAS
8.1. O professor autor assinará o Termo de Compromisso com a UFG.
8.2. O professor autor assinará o Termo de Cessão de Direitos Autorais com a UFG.
8.3. A Bolsa do FNDE não caracteriza nenhum tipo de vínculo empregatício com a UFG.
8.4. Não serão aceitas as inscrições que forem encaminhadas fora do prazo.
8.5. É obrigatório ao professor autor selecionado, participar do treinamento a realizar­se nas datas definidas no primeiro encontro presencial.
Goiânia, 10 outubro de 2008
Profa. Dra. Míriam Costa Manso
Diretora da Faculdade de Artes Visuais
Profª Drª Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues
Diretora do CIAR­UFG
Download