sistema operacional Windows

Propaganda
Olá, pessoal! Saudações! Está prevista para o próximo dia 03 de junho a prova do concurso para escrevente técnico judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Aproveitando este momento, vamos comentar alguns tópicos sobre o sistema operacional Windows, que é parte do Edital do concurso do TJ. Aproveite bem e bons estudos! TEORIA SOBRE WINDOWS Falar sobre sistema operacional para realizar provas de concursos públicos e operar computadores com o Windows são coisas distintas, então vamos apresentar teoria básica para poder responder provas de concursos, e em especial, ao do Tribunal de Justiça. SISTEMA OPERACIONAL É um conjunto de ferramentas necessárias e suficientes para que um computador possa ser utilizado de forma adequada, de acordo com os padrões de fábrica, e que os programas de computador desenvolvidos para a plataforma de software se comportem de maneira conforme foram escritos. É o principal programa de um computador PC. BOOT Processo pelo qual o sistema operacional é transferido da memória de massa (disco rígido) para a memória de trabalho (RAM), para que o computador possa executar os demais aplicativos. GUI Interface gráfica de auxílio ao usuário, meio pelo qual o usuário interage com os programas utilizando­se de janelas (windows), barras de tarefas, ícones e mouse. Há uma tecnologia específica WYSIWYG, ou seja, o que você vê é o que você terá, agilizando os procedimentos dos usuários que já vêem na tela o resultado final do trabalho que sairá na impressora, por exemplo. OBJETO OLE Forma de permitir que uma informação em um aplicativo para o Windows disponibilize essa informação a outro aplicativo, normalmente usado pelos aplicativos Microsoft Office.
1 ALGUMAS TECLAS DE ATALHO DO WINDOWS F1: Tecla de Ajuda ao usuário do sistema operacional, ao ser acionada permite que se abra uma tela de menu, para buscar informações sobre soluções de problemas apresentados. SHIFT + DEL: Apaga um arquivo sem que o encaminhe a lixeira do Windows, apagando­o definitivamente. BOTÃO DIREITO MOUSE NA ÁREA DE TRABALHO: Abre uma janela com opções de organizar ícones, atualizar a área de trabalho, desfazer, novo pasta ou documento e propriedades do vídeo. DUPLO CLIQUE BOTÃO ESQUERDO NO ÍCONE: Executa o programa CLIQUE BOTÃO DIREITO NO ÍCONE: diversas opções como copiar, recortar, propriedades, etc. CRTL+C: Copia um arquivo selecionado CRTL+V: Grava um arquivo CRTL+X: Função recortar, ou seja, seleciona o arquivo e depois de copiado, o exclui. CRTL+Z: Desfaz a última operação realizada CRTL+A: Seleciona tudo na área de trabalho O sistema operacional Windows possui diversos programas específicos, que trabalhando em conjunto, permitem que se obtenham facilidades, permitindo que o computador PC tenha um melhor desempenho. É sobre essas facilidades, chamadas de ferramentas de sistema, que vamos falar um pouco. Apresentaremos as de maior incidência em Concursos Públicos: FERRAMENTAS DE SISTEMA São recursos especiais (programas de computador) que executam tarefas específicas no Windows. ASSISTENTE PARA TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS E CONFIGURAÇÕES: Transfere arquivos e configurações de um computador antigo para outro novo. BACKUP: é um procedimento especial de cópia de dados e arquivos de programas de computador, que os transfere de um dispositivo para o outro, com o objetivo de posteriormente os recuperar no caso de existir algum problema, ou que se necessite de ter acesso a uma informação de uma data passada, que não esteja mais disponível no sistema. CENTRAL DE SEGURANÇA: Apresenta o status do antivírus, faz atualizações automáticas do SO e configura o firewall do Windows XP.
2 LIMPEZA DO DISCO: Remove arquivos desnecessários do Sistema. DESFRAGMENTADOR: O desfragmentador de disco analisa volumes locais – HD hard disc ­ e consolidam arquivos e pastas fragmentados para que cada um ocupe um espaço único e contíguo no volume. Como resultado desse comando, o sistema pode acessar e salvar arquivos e pastas de maneira mais eficiente e rápido. RESTAURAÇÃO DO SISTEMA: Retoma ao sistema ao ponto marcado anteriormente, evitando interrupção do Sistema Operacional e aplicativos. TAREFAS AGENDADAS: Permite que se execute determinadas operações e execução de programas sem intervenção do usuário. Previamente programado por meio de um agendamento no próprio sistema operacional, o programa será rodado na hora e data determinadas. Abraços a todos! Até a próxima. Rodney Idankas Editora Ferreira Email: [email protected] Skype: idankas
3 
Download
Random flashcards
paulo

2 Cartões paulonetgbi

teste

2 Cartões juh16

Criar flashcards