Sitema cardiovascular - foa

Propaganda
Campus de Araçatuba
PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PRATICANDO CIÊNCIA
ROTEIRO PARA ESTUDO DOS TECIDOS, ÓRGÃOS E SISTEMAS
5- SITEMA CARDIOVASCULAR (L10 Pele e Mucosa Bucal, L16-Coração)
Na lâmina L10, corte sagital de lábio de macaco (Cebus apella), corado pela HE. Identificar com as objetivas de menor aumento, o tecido conjuntivo frouxo posicionado abaixo do epitélio e desenhar com as objetivas de 10x e/ou 40x (a) capilares contínuos. Na parte central do corte histológico, próximo aos feixes musculares, identificar e desenhar os seguintes vasos sangüíneos: (b) artérias e (c) veias de médio calibre; (d) arteríolas; (e) vênulas Na lâmina L16, corte histológico de Coração de rato, corado por H.E., Identificar a região dos átrios e ventrículos, e válvulas cardíacas. A olho nú é possível observar que os ventrículos são maiores e formados por paredes mais espessas de músculos estriados cardíacos que os átrios. Entre os ventrículos, o ventrículo esquerdo é mais espesso que o ventrículo direito, uma vez que o sangue ao chegar nesse espaço deve ser bombeado para o corpo do animal, no ventrículo direito, o sangue é enviado para os pulmões, pelas artérias pulmonares. Observar as camadas teciduais a partir das câmaras ou lúmen cardíacos: a) endocárdio, composto por epitélio simples pavimentoso e tecido conjuntivo subjacente a camada subendocárdica; b) miocárdio, formado pelas fibras musculares estriadas cardíacas dispostas em várias direções e c) epicárdio, formado por tecido conjuntivo e mesotélio. Faculdade de Odontologia Campus de Araçatuba
Departamento de Ciências Básicas
Disciplina de Histologia e Embriologia
Campus de Araçatuba
PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PRATICANDO CIÊNCIA
ROTEIRO PARA ESTUDO DOS TECIDOS, ÓRGÃOS E SISTEMAS
5- SITEMA CARDIOVASCULAR (L10 Pele e Mucosa Bucal, L16-Coração)
Na lâmina L16, o coração apresenta muitas regiões do epicárdio rico em adipócitos, formando espesso tecido adiposo. Desenhar com objetiva de 40x, os adipócitos denominados: (a)adipócitos multiloculares, células arredondadas que apresentam várias gotículas citoplasmáticas sem afinidade tintorial para H.E., e núcleo no centro da célula; (b)adipócito unilocular, adipócitos formando uma única e grande gota de gordura no citoplasma e o núcleo deslocado próximo a membrana celular.
Na lâmina L16, com a objetiva 10X ou 40X, observar parte dos anéis cartilaginosos da traquéia que são constituídos por cartilagem hialina. Este tecido apresenta células arredondadas, os condrócitos, imersos numa matriz cartilaginosa basófila e homogênea (matriz extracelular). Ao redor deste tecido, observa‐se um tecido conjuntivo especializado, o pericôndrio, que apresenta na sua porção mais profunda células condrogênicas. Desenhar (a) condrócitos, (b) matriz cartilaginosa; (c) condroblastos; (d) pericôndrio. Obs: Os condrócitos ficam alojados num espaço da matriz cartilaginosa denominado (e) lacuna, cuja parede apresenta‐se uma faixa mais basófila, a cápsula rica em glicosaminoglicanas.
Faculdade de Odontologia Campus de Araçatuba
Departamento de Ciências Básicas
Disciplina de Histologia e Embriologia
Download